O ESABot deseja a todos um Feliz Natal com tudo de bom o que possa haver! E visto que estamos nesta época, deixamos aqui um vídeo que não só é apropriado para o Natal, como também está relacionado com o nosso tema do grupo.
Feliz Natal!!!
Estes robôs pouco têm a ver com os dos filmes de ficção científica. Mas marcam golos. A equipa de robôs do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro joga há sete anos e tem um historial de vitórias, tanto em competições nacionais como internacionais. Foi campeã do mundo em 2008 e em 2009 ficou em terceiro lugar, proeza que repetiu este ano. Ainda assim, só há pouco tempo é que os jogadores aprenderam a fazer passes rasteiros.
A própria NASA faz a alusão à saga cinematográfica da Guerra das Estrelas, pois é impossível olhar para o R2 e não recordar os andróides dos filmes de George Lucas. Para já ainda lhe faltam as pernas, um problema menor perante os tantos que os responsáveis da NASA encarregados da sua construção foram enfrentando, o que levou a cinco adiamentos da apresentação de R2.
Um consórcio de empresas brasileiras assinou um contrato de três anos com o INESC Porto para a criação e fornecimento deste submarino-robô. O negócio está avaliado em 1,6 milhões de euros.