segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Notícia: FCTUC integra Consórcio Europeu para criar Mão Robótica Inteligente

Criar uma mão robótica inteligente, capaz de identificar e manipular todo tipo de objectos como se de uma mão humana se tratasse, é o objectivo final do ambicioso projecto europeu em curso, HANDLE, que integra uma equipa de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Liderado pela Universidade Pierre e Marie Curie, em Paris, o HANDLE tem um orçamento global de seis milhões de euros, suportado pela União Europeia no âmbito do Sétimo Programa e, para além de Portugal, envolve cientistas do Reino Unido, Espanha Suécia e Alemanha e ainda a empresa de robótica Shadow (Londres).

O trabalho científico da equipa de Coimbra foca-se no estudo da percepção (com base no tacto e na visão) de objectos pelos humanos e no desenvolvimento de modelos matemáticos que serão usados na nova geração de mãos robóticas, ou seja, os investigadores estão a estudar todos os dados sensoriais envolvidos na manipulação de objectos e a desenvolver sofisticados algoritmos de software que processem toda essa informação e reproduzam a acção da mão humana. 

E é justamente na transposição para os computadores dos modelos biológicos de manipulação, que reside o maior desafio: “É uma explosão de complexidade. A mão é um órgão sensitivo-motor com uma grande complexidade de função. Perceber todos os movimentos e articulações da mão e conceber sistemas artificiais que os mimetizem, de forma sincronizada e consecutiva, é de uma dificuldade extrema”, revela o coordenador do estudo, em Coimbra,  Jorge Dias.

Fonte: Universidade de Coimbra

1 comentário: