segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Notícia/Vídeo: Nao, o robô com emoções


Foi desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Hertfordshire no Reino Unido e já dizem que marca uma nova era na robótica. Nao é um robô capaz de exprimir alegria ou medo e adoptar comportamentos diferentes conforme a pessoa com que interage.
As expressões são de fácil leitura. Quando Nao está triste inclina os ombros para a frente e olha para o chão; quando está feliz levanta os braços como se estivesse a pedir um abraço; quando se assusta baixa-se e fica à espera que lhe façam "festas" na cabeça para se acalmar.
Para além disso o Nao forma laços com as pessoas e responde aos estímulos dependendo da forma como é tratado. Os investigadores dizem que ao longo do tempo o robô vai adequando o seu comportamento aos estados de humor da pessoa com que interage criando um laço emocional cada vez mais forte.
 (...)
A equipa inspirou-se nas competências emocionais de uma criança de um ano para criar o robô. Com câmaras de vídeo incorporadas, a máquina detecta as expressões faciais. 
(...)
De acordo com a comunidade científica, é provável que no futuro os robôs sejam usados como “donas de casa”, fazendo até as compras pela internet. Serão também muito úteis aos idosos para executar tarefas que estes já não possam desempenhar.
O desenvolvimento do Nao faz parte do Projecto Europeu Feelix Growing criado pela Comissão Europeia e envolve oito universidades e várias empresas de robótica no Reino Unido, França, Suíça, Grécia e Dinamarca.

Fonte: www.ionline.pt
          

Sem comentários:

Enviar um comentário