quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Notícia: Robótica tem aumentado a Produtividade das Equipas Cirúrgicas

Na medicina e na área de saúde são encontrados robôs de diversas formas: robôs de apoio nos hospitais, robôs cadeira de rodas, robôs membros artificiais, robôs de órgãos artificiais, robôs cirurgiões e telemedicina. Em Maio de 1998, a equipa do cirurgião francês Alain Carpentier, do Hospital Broussais, em Paris, fez a primeira cirurgia cardíaca sem tocar no paciente, a dois metros de distância. O trabalho do médico foi o de guiar as mãos de um robô, usando um joystick parecido com o dos videogames.
(...) 
As vantagens desta técnica são muitas. Com esta técnica, os cortes não precisam ser grandes – apenas o suficiente para a entrada de braços robóticos equipados com microcâmeras de vídeo e outros instrumentos minúsculos. Assim, segundo os médicos, a recuperação do paciente é mais rápida do que na operação normal.. Outra vantagem é a precisão dos movimentos do robô. Um cirurgião humano, por mais habilidoso que seja, está sempre sujeito a pequenos tremores de mão, causando danos ao paciente. O maior obstáculo da tecnologia é o seu alto custo.

2 comentários:

  1. Realmente, palavras para que? XD
    Este artigo está espectacular.. e como consta, os avanços da tecnlogia podem vir a ser(e já são) mt importantes para várias áreas.

    Miguel ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá robóticos
    Obrigada pela vossa informação e parabéns pela vossa escolha.
    Vou ser uma visitante assídua.
    Bom trabalho.
    Maria dos Prazeres

    ResponderEliminar