quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Notícia: NASA cria Andróide para realizar Funções Básicas dos Astronautas

A última viagem do Discovery terá a bordo um passageiro muito especial: o primeiro andróide, que terá a capacidade para desempenhar as funções mais básicas de um astronauta. Os seis humanos terão assim a companhia de R2, diminutivo que recebeu do seu nome Robonaut 2.
A própria NASA faz a alusão à saga cinematográfica da Guerra das Estrelas, pois é impossível olhar para o R2 e não recordar os andróides dos filmes de George Lucas. Para já ainda lhe faltam as pernas, um problema menor perante os tantos que os responsáveis da NASA encarregados da sua construção foram enfrentando, o que levou a cinco adiamentos da apresentação de R2.
A grande preocupação foi certificar que o robô, de que só o torso pesa 160 quilos, aguente a pressão e vibrações a que vai estar sujeito durante o lançamento para o espaço. O R2 poderá mesmo ser a carga mais pesada que um módulo espacial alguma vez carregou.
(...)
O R2 terá 350 sensores, 30 processadores e uma câmara de infravermelhos. Os seus braços e mãos terão os movimentos em tudo semelhantes aos dos seres humanos, o que irá permitir-lhe executar as funções mais básicas do astronauta no espaço, libertando assim os homens e mulheres para as mais complicadas.
(...)
Mas os planos para o andróide não se limitam a esta pequena ajuda aos astronautas. Um dos objectivos a médio prazo é fazer com que o R2 tenha capacidade para também "caminhar" no espaço, aumentando muito o seu leque de funções.

Fonte: Diário de Notícias

1 comentário:

  1. Boa iniciativa :)
    O nosso grupo gostou do vosso Blog e do projecto. Continuem !

    ResponderEliminar