segunda-feira, 23 de maio de 2011

História da Robótica: A revolução industrial

A evolução na robótica intensificou-se na Revolução Industrial com a criação de animais mecânicos e os primeiros robôs controlados por ondas de rádio. Nesta fase da história destacam-se Jaques de Vaucanson e Nikola Tesla.
Jacques de Vaucanson nasceu a 24 de Fevereiro de 1709 em Grenoble, França e faleceu em 1782, em Paris.
Nos inícios de 1738, Jacques de Vauanson apresenta o seu primeiro autómato, “O tocador de flauta”, na Academie des Sciences. Um ano mais tarde completa mais outros dois autómatos, “O tocador de tamborim” e “O pato”, o autómato mais conhecido de Jacques. Este autómato conseguia andar, movimentar as asas, comer, digerir grão e dejectar. No entanto, estas funções não eram realizadas num acto seguido como a digestão. A comida era colocada num pequeno recipiente no interior que era “digerida”. Num segundo recipiente eram colocadas as fezes que, acabando o primeiro processo, activava este último, fazendo com que o pato excreta-se.
O autómato original perdeu-se, existindo actualmente uma única réplica criada por Frédéric Vidoni.



Nikola Tesla, nasceu a 10 de Julho de 1856 na vila Smiljan, na actual Croácia e vem a morrer a 7 de Janeiro de 1943 em Nova Iorque. Em 1891 adopta a nacionalidade americana. Nikola Tesla distinguiu-se como um inventor nos campos da engenharia mecânica, da electrotécnica e electromagnetismo, sendo considerado um dos precursores da idade moderna e mesmo aclamado como “um homem que espalhou a luz à face da Terra”. Dos seus maiores trabalhos distinguem-se diversos trabalhos com transmissão de rádio e electricidade, nomeadamente grandes inovações na corrente alterna que levaram à substituição da corrente contínua. Nikola Tesla ficou ainda conhecido por ter produzido o primeiro raio artificial e pelas suas invenções “futuristas” para a época, o que o levaram a ser considerado como um cientista louco.
Na área da robótica, Tesla apresenta, em 1898, o primeiro robô telecomandado, o teleautomaton, ao exército norte-americano. O teleautomaton era um barco telecomandado que era controlado por ondas de rádio. No entanto, o exército recusou a ideia. Nikola Tesla continuou a desenvolver a tecnologia do controlo remoto mas não lhe foi atribuída muita importância. Só após o fim da primeira Guerra Mundial é que foi atribuída mais importância a esta tecnologia pela parte das forças armadas de muitos países que a incorporaram nos seus sistemas de defesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário