segunda-feira, 16 de maio de 2011

História da Robótica: Primeiros Séculos Antes de Cristo

Utilizamos o conceito de robótica na actualidade como um sinónimo de tecnologia e futuro. No entanto, esta área já existe desde os primeiros séculos antes de Cristo. Vamos de seguida referir três das maiores personalidades desta área, nos primeiros séculos antes de Cristo:

Cetsíbio:
Ctesíbio viveu entre 285-222 a.C. Foi um importante matemático e o primeiro engenheiro grego na história residente em Alexandria. Cetsíbio é um dos prováveis fundadores da Escola de Matemática e Engenharia de Alexandria, uma das escolas mais importantes na Antiguidade. Cetsíbio construiu diversas invenções destacando-se o órgão hidráulico e a Clepsydra, um relógio de água muito mais preciso que qualquer outro até à data. Há referências a outras invenções deste engenheiro em obras de diversos autores da sua época e dos séculos seguintes.
 
Philo de Bizantium:
Philo de Bizantium, viveu entre 280-220 a.C. Destaca-se por ser autor de um largo trabalho, o Mechanike syntaxis (Compêndio de Mecânicas), contendo uma larga informação sobre construção, matemáticas, mecânicas, entre as quais aplicações militares.  Philo desenvolveu um diverso número de engenhos como o primeiro moinho de água, a primeira besta semi-automática, a primeira máquina de lavagem de mãos automática e ainda do gimbal. Na área da matemática, resolveu o problema da duplicação do cubo.

Heron de Alezandria:
Heron de Alexandria viveu entre 10 e 70 D.C na Grécia Antiga. Mais tarde mudou-se para Alexandria onde veio a exercer diversas funções na área da matemática e engenharia, trabalhando activamente na cidade. É considerado um dos maiores inventores da Antiguidade. Inventou o primeiro engenho movido a vapor (a Eolípila), a primeira máquina automática de venda de bebidas, um órgão que funcionava com a força do vento, melhorou o mecanismo para apagar incêndios existente e inventou a seringa.

Na matemática distinguiu-se por descobrir o processo de descobrir a área do triângulo através do comprimento dos lados do mesmo e ainda por ter sido o primeiro a observar o número imaginário.

Sem comentários:

Enviar um comentário