quinta-feira, 17 de março de 2011

Notícia: Robótica é já uma disciplina nas escolas do Rio de Janeiro.

Com o objectivo de actualizar os jovens com a ciência do novo século, os colégios tentam trazer para as salas a educação tecnológica. O Sistema Elite de Ensino, por exemplo, começou a implantar no ano passado aulas de iniciação à robótica. 
A proposta tem como base os temas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são as referências de qualidade elaboradas pelo Ministério da Educação para os ensinos fundamental e médio. Esses tipos projectos possuem a finalidade de ampliar nas escolas o ensino da robótica, um ramo da informática que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas controladas por circuitos integrados.
(...)
Os jovens podem criar, por exemplo, mini-equipamentos, que simulem algo aprendido na teoria. Com a tecnologia é possível despertar o interesse pelos estudos, aumentando o potencial criativo através do desenvolvimento de projectos e resolução de problemas propostos durante as aulas.
Para estas aulas funcionarem, é utilizado um programa de computador fornecido pela empresa que comercializa o projecto para que motores e sensores possam entrar em acção. Durante os exercícios, os estudantes são divididos em equipas de quatro alunos, em que cada um é responsável por uma função no projecto.


Fonte: Jornal do Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário