segunda-feira, 28 de março de 2011

Notícia: Politécnico de Castelo Branco desenvolve aplicação robótica para cirurgia ortopédica

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), através da sua Escola Superior de Tecnologia (EST), está a desenvolver uma aplicação na área da robótica médica, para permitir aumentar a precisão de cirurgias na área da ortopedia.
Em declarações à Lusa, o coordenador do projecto e docente na EST, Paulo Gonçalves, explicou “que a aplicação promove a colaboração entre um robô e o cirurgião para aumentar a precisão de um procedimento cirúrgico para substituição da superfície da anca”.
Paulo Gonçalves adiantou que “a tecnologia a desenvolver tem a particularidade de poder ser aplicada a outros procedimentos cirúrgicos”, como no joelho. A equipa envolvida no projeto integra também o docente Pedro Torres e os bolseiros de investigação Nuno Catarino e Rui Carvalho.
O projeto, designado HIPROB, envolve, além da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, o Instituto Superior Técnico e vários especialistas em ortopedia. O projeto, que termina em 2013,conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

1 comentário:

  1. Penso que é a primeira vez que entro em seu espaço. Gosto da forma que escreve, por isso estarei sempre por cá. Vou ser seu seguidor, seja meu também em:

    transpondo-barreiras.blogspot.com
    congulolundo.blogspot.com
    minhalmaempoemas.blogspot.com
    queriaserselvagem.blogspot.com


    Um grande abraço e tudo de bom.

    ResponderEliminar