segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Notícia: Tecnologia robótica é nova arma para o tratamento do cancro da mama

Tecnologia robótica pode ser nova arma para o tratamento do cancro da mama. Investigadores da University of Texas Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos, iniciaram ensaio clínico para testar a eficácia do Accuray CyberKnife System, que oferece um melhor resultado estético, menos exposição à radiação e menor período de tratamento para as pacientes.
(...)
A tecnologia tem sido utilizada na universidade desde 1997, mas tinha sido apenas testada em tumores do cérebro e coluna vertebral.
Os protocolos actuais de radiação para tratar o cancro da mama podem ser longos e desconfortáveis. Esta  permite uma abordagem mais curta para tratar o cancro da mama de menor volume, chamada irradiação parcial da mama, mostrou-se promissora nos estudos clínicos. A abordagem mais comum de irradiação parcial da mama, a braquiterapia, requer um implante de cateter através de um procedimento cirúrgico. Outro método proporciona o tratamento com aparelhos de radioterapia convencional, mas pode levar a resultados estéticos menos agradáveis.

Como funciona?
Os pacientes que se preparam para tratamentos de radiação com CyberKnife têm marcadores de sementes de ouro, chamadas fiduciais, implantadas em todo o tecido mamário afectado. O sistema de imagem-guiada CyberKnife acompanha as fiduciais para entregar a radiação diretamente na área.
Em vez de sistemas de terapia de radiação padrão que exigem equipamentos pesados com capacidade de manobra e direção do feixe muito limitada, o CyberKnife usa um acelerador linear num braço robótico para focar diversos feixes de radiação com uma precisão milimétrica, deixando o tecido saudável ileso.
(...)
Participantes qualificados devem ter cancro da mama em estágio inicial localizado, devem ter passado por mastectomia e ter pelo menos 18 anos de idade.
Os pacientes serão avaliados nos próximos 10 anos para verificar se eles permanecem livres do cancro, avaliar potenciais mudanças cosméticas no peito e quaisquer efeitos imprevistos que podem surgir do tratamento de radiação.

Fonte: isaude.net

Sem comentários:

Enviar um comentário