segunda-feira, 11 de julho de 2011

História da Robótica: O Século XX - parte II

Na 2a metade do Século XX, a robótica começa a desenvolver-se ao nível industrial, sendo que foi nesta altura que se verificou uma grande robotização das indústrias e grandes empresas.

Unimate:
O Unimate foi o primeiro robô industrial a ser criado, mantendo funções nas linhas de produção da General Motors em 1961. Foi criado por George Devol em 1950 e foi inicialmente usado para fins comerciais. O Unimate tinha como função levantar peças de metal quentes de uma máquina de fundição e embalá-las, uma tarefa que, naquela altura, era executada por trabalhadores e era bastante perigosa. O Unimate veio assim servir de modelo a muitos robôs industriais do presente.


Palletizer:
O Palletizer é um robô que permite, de modo automático, o empilhamento de produtos em paletes. Actualmente existe uma grande diversidade deste tipo de robô podendo ser um simples braço robótico ou até mesmo ser um robô que ocupe meio armazém.
Este robô foi desenvolvido no final dos anos 50 por Fuji Yusoki Kogyo e introduzido na indústria em 1963, no entanto, só a partir de 1980 é que sofreu uma maior expansão a nível industrial com a introdução de um braço robótico que agarrava o produto e transportava-o para o local de empilhamento onde a palete era criada.

FAMULUS:
A KUKA Robotics é uma empresa Alemã de produção de robôs industriais, fundada em 1898 por Johan Josef Keller e Jacob Knappich. Em 1973, a empresa cria o FAMULUS, o primeiro robô industrial do mundo com 6 eixos controlados electromecanicamente. O robô podia levantar cargas com peso compreendido entre os 3 e os 580 Kg. Actualmente, a empresa já instalou mais de 80.000 robôs por todo o mundo e tornou-se a maior empresa a nível mundial na produção e venda de robôs.


PUMA:
O PUMA (Programmable Universal Machine for Assembly) foi  desenvolvido em 1975 pelo americano Victor Sheinman. Este robô deu lugar a um modelo simples e com grande potencial para a construção de robôs industriais. O PUMA além de utilizado em complexos industriais, é também utilizado em institutos de ensino universitário e profissional de robótica devido à sua facilidade de operar e programar. Actualmente, o primeiro PUMA encontra-se no Smithsonian juntamente com o robô Unimate.

Sem comentários:

Enviar um comentário