terça-feira, 21 de junho de 2011

História da Robótica: O Século XX - parte I

Foi no século XX onde houve uma das maiores evoluções na área da robótica, especialmente na robótica industrial. Este século também é marcado pelo aparecimento da palavra "robot", que vem a ser uma das bases que vais distinguir a robótica da engenharia.


Karel Čapek
Karel Čapek nasceu a 9 de Janeiro de 1890 em Malé Svatoňovice, e vem a morrer a 25 de Dezembro de 1938. Foi o escritor checo e um dos que mais influenciou a literatura no século XX. De entre as suas obras destaca-se a peça teatral Rossum's Universal Robots, escrita em 1921. É nesta peça que aparece, pela primeira vez, a palavra Robot, que provém de “robota”, que, na sua língua e em outras línguas eslavas, pode significar trabalho exercido de forma automática.



Elektro
Elektro era a alcunha de um robô construído pela Westinghouse Electric Corporation entre 1937 e 1938. Com cerca de 2,15 metros e com 120 kg, este robô de aparência humana podia movimentar-se através de comando de voz, podia dizer cerca de 700 palavras (através de um gravador), fumar cigarros, rebentar balões e movimentar o pescoço e braços. O robô possuía ainda uns “olhos mecânicos” que podiam distinguir as luzes verde e vermelha.
Este robô esteve presente na Feira Mundial de Nova Iorque em 1939 e em 1940 com um novo robô, o Sparko. Sparko era um robô com a forma de um cão e podia ladrar, sentar-se e pedir alimento.
Em 1960, o Elektro foi desmontado e a sua cabeça foi dada a um engenheiro da empresa Westinghouse Electric e o resto do corpo foi vendido para sucata. Actualmente, o corpo do Elektro foi removido do monte de sucata em que se encontrava estando a ser restaurado por Jack Weeks. É propriedade do Mansfield Memorial Museum.

Elsie & Elmer
Em 1938 e 1939, William Grey Walter construiu dois robôs de três rodas que ficaram conhecidos como tartarugas devido à sua forma. Estes pequenos veículos possuíam um sensor de luz e de toque, um motor de propulsão, um controlador de direcção e um micro computador. Apesar de relativamente simples a nível de engenharia, estes dois robôs possuíam comportamentos complexos, podendo explorar o ambiente que os rodeava conforme as condições de luz presentes. William Walter chamou à sua criação de Machina Specularix mas, mais tarde, alterou o nome dos robôs para Elmer e Elsie. Estes robôs foram pioneiros para época pois, ao contrário dos robôs anteriores a estes, a Elsie e o Elmer não possuíam comportamentos fixos.

Sem comentários:

Enviar um comentário