segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Notícia: Robótica Evolucionária.


A robótica evolucionária, utiliza algoritmos genéticos ou evolucionários, para encontrar a forma mais eficiente de resolver um problema - neste caso, como um robô pode andar de forma mais eficiente.
Estes robôs são capazes de evoluir a própria forma e aprenderam a andar mais rapidamente do que os robôs com forma fixa. Quando estes robôs atingem uma forma "definitiva", considerada eficiente pelos investigadores, os robôs  desenvolveram um "corpo" mais robusto, que lhes dá maior equilíbrio - isto foi confirmado quando foi tentando derrubar os robôs com um varinha enquanto eles andavam: os robôs evolucionários são muito mais difíceis de derrubar.
O grande avanço nesta pesquisa é que o robô não aprende simplesmente a movimentar os seus membros, ele tem a liberdade para redesenhar o formato do próprio corpo.
Os cientistas realizaram diversas simulações, com as suas criaturas simplificadas, partindo de situações nas quais algumas lembravam cobras com pernas, outras se pareciam mais com lagartixas, com as pernas estendidas, enquanto outras já partiam do desenho tradicional de um animal de pé sobre as quatro patas.
Deixando os algoritmos genéticos "rodarem" à exaustão, os cientistas verificaram que os robôs primeiro resolvem o problema básico de andar e, só depois, passam a aprimorar o modo de andar, tornando-o mais elegante e eficiente.
"Estamos a copiar a natureza, nós estamos a copiar a evolução, nós estamos a copiar a ciência neural           enquanto construímos cérebros artificiais para esses robôs," diz o investigador.

Fonte: inovacaotecnologica.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário