segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

NOTÍCIA: Animais de estimação robôs.

Os projectistas de animais de estimação robóticos estão a “enfrentar” uma batalha interminável para oferecer gadgets divertidos e realistas, que respondam à interacção humana de maneira subtil e que sejam capazes de imitar o comportamento dos animais de estimação reais.
Um dos problemas envolvidos é que o projecto de um robô leva demasiado tempo, enquanto o ciclo de vida da maioria dos produtos é muito curto. Além disso, os protótipos de robôs domésticos com comportamento repetitivo e fixo já não atraem mais o interesse dos usuários. Hoje, todos esperam que os seus animais de estimação robóticos sejam quase tão bons quanto os "robôs" que se pode ver nos filmes e nos jogos.

Robôs com emoções
Investigadores da Universidade Nacional Sun Yat-sen, de Taiwan, acreditam que o desafio a ser vencido é de tornar os robôs capazes de reconhecer as pessoas com as quais convivem e, a partir daí, desenvolverem padrões de comportamento.
A solução, segundo eles, vem das redes neurais, que podem ajudar a quebrar o ciclo do comportamento repetitivo dos robôs e dotá-los de "respostas quase emocionais para as interacções".
Os investigadores afirmam que a nova abordagem deverá permitir construir um "robô de estimação baseado em emoções" muito mais rapidamente do que permite o actual sistema de projecto, prototipagem e fabricação.

Criaturas com inteligência artificial
Construir criaturas totalmente autónomas com inteligência artificial, que se aproximem ao máximo dos seres humanos, ainda é um objectivo para o muito longo prazo.
Mas os cientistas acreditam que já é possível dar passos mais significativos nesse sentido.
"Com as actuais tecnologias de computação e electrónica, e com os conhecimentos em neurociências, etologia [estudo do comportamento dos animais] e cognição, já é possível criar protótipos de seres artificiais de brinquedo capazes de agir no mundo físico," afirmam os investigadores.

Fonte: inovaçãoetecnologia.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário